sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AutoCad: Linha

10 de Dezembro de 2010

Diferentes tipos de linha.
Edição dos diferentes tipos de linha: tipo, estilo, escala e propriedades.



Desenhar uma linha que contenha os pontos (0,0) e (1,0), comando Line [l].


Com o comando offset [o], copiar a entidade 5x de maneira a obter 6 linhas, com espaçamento de .2 unidades.


No Menu 'Linetype Manager', clicar em 'Load' e em seguida seleccionar cinco tipos de linha diferentes: Border, Center, Dashed, Divide e Hidden.


Seleccionar cada uma das linhas separadamente e alterar os tipos de linha para os pretendidos; para isto podemos fazer um duplo clique sobre o objecto a editar e ao aparecer um Menu de formatação editar o estilo da linha, a escala e tudo mais que se pretenda; ou simplesmente no Menu 'Home' aceder a 'Properties', 'Linetype Scale', (...) . A escala aplicada a cada uma das linhas foi de 0.01 .





Para melhor demonstrar a aplicação das alterações da escala, copiou-se uma das linhas, manteve-se o tipo de linha e modificou-se a escala para 0.005, por exemplo; comando copy [co].





 
Nota: Para ter acesso ao ficheiro que contém todos os tipos de linha, basta aceder a C:\Program Files\Autodesk Architectural Desktop 3\Support\acadiso.lin

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AutoCad: Dado

3 de Dezembro de 2010

Construção de um objecto em 3D.
Dado: Cubo com extracção de esferas.



Com o comando [box] criar um cubo, cujo centro é no ponto (0,0,0) e tem 10 unidades de aresta.


No menu 'Viewpoint Presets', comando [vp], alterar os ângulos do eixo do X para 315º e do plano XY para 35º.


Com o comando [3dorbit] é possível alterar a vista do objecto em qualquer momento do exercício.


Como o que pretendemos obter no final do ezercício é um dado, sabemos que ainda nos falta representar as pintas que indicam o número de cada uma das faces do cubo, para isso na face que só contem uma pinta aplicamos o comando Line [l] para encontrarmos o ponto do centro da face, para depois com o comando [sphere] construirmos uma esfera com uma unidade de raio. Repetimos o procedimento para cada uma das faces, alterando a posição das esferas consoante o número que pretendemos formar. Para alterar a vista, basta no Menu 'View', indicar 'Shaded'.



A fim de ter um dado mais real basta simplesmente com o comando subtract [su] extrair a parte desnecessária de cada uma das esferas ao cubo, e obtemos o obbjecto da imagem seguinte.


AutoCad: Operações Booleanas. Textura de madeira

3 de Dezembro de 2010

Construção/edição de figuras e formas geométricas a partir dos comandos Union, Subtract e Intersect.
Operações Booleanas.
Representação esquemática de madeira.
 
 
Começamos por desenhar duas xLines horizontais, que passem pelo ponto (0,0), comandos [xl] e depois [h].



Rodar uma das xLines 60º, comando [rotate].


Desenhar um círculo, comando circle [c], cujo centro se situe no ponto (0,0) e o diâmetro seja de 1 unidade.


Desenhar uma terceira xLine  que contenha os dois pontos de intersecção das xLines anteriores com o círculo, comando xLine [xl].


Com os comandos fillet [f] e posteriormente radius, [ra], apagar os excedentes das xLines, por forma a obter como forma final um único triângulo. (Repetir este passo três vezes, uma por cada lado do triângulo)



Abrir o quadro 'Boundary Creation', com o comando [bo], onde diz 'Object Type', seleccionar 'Region' e de seguida 'Pick Point' - indicar um ponto qualquer dentro do triângulo.

Com os comandos move [m] e [l] last - para seleccionar o objecto anterior, - criar um novo triângulo a partir da região criada.

Modificar o visual do segundo triângulo, através dos atalhos do Menu: View; Visual Styles; Shade. Ou então, Menu: View; Shade; Flat Shaded (em algumas das versões antigas do AutoCad). E, para voltar/retroceder o passo basta aplicar o comando undo [u].

Copiar o segundo triângulo comando copy [co] para junto do anterior.


Rodar um dos dois triângulos agrupados, através do comando rotate [ro].


Com os comandos copy [co] e align [al] copiar o triângulo para um ponto qualquer exterior às figuras iniciais.


Mover [m] o último triângulo de maneira a completar a figura anterior.



Copiar o triângulo, comando copy [co].


Mover [m] cada um dos triângulos de maneira a formar uma espécie de conjunto.


Copiar o conjunto anterior mais duas vezes, por forma a obter 3 conjuntos iguais, comando copy [co].


OPERAÇÕES BOOLEANAS
Vamos começar por usar o comando union [uni] num dos conjuntos: introduzir o comando e depois seleccionar cada uma das figuras que pretendemos unir.


Num outro conjunto aplicar o comando subtract [su]: indicar primeiro um dos triângulos (aquele a que pretendemos subtrair) e depois seleccionar aqueles que serão para subtrair.


Por último, utilizar o comando intersect [in]


Criar uma figura qualquer em poliLine que se sobreponha a um dos conjuntos anteriores, comando poliLine [pl]. Aplicar o comando region [reg] à poliLine criada.


Desenhar um círculo com centro e raio à escolha, mas com a condição de que este tem de intersectar a poliLine anterior e o conjunto de triângulos. Aplicar o comando region [reg] a estas três figuras.


Voltar a aplicar o comando subtract [su], e subtrair o cíirculo à figura criada em poliLine + o conjunto de triângulos.




Numa experiência posterior, foi feita uma representação esquemática de uma peça de madeira, cujo resultado foi o seguinte: (utilização do comando spLine [spl])