sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AutoCad: Rectângulo + Quadrado (Impressão)

25 de Novembro de 2010

Criação de um rectângulo e de um quadrado para serem ajustados para serem ajustados à área de impressão.
 

 
Criar 2 layers, 'Rectângulo', em vermelho, e 'Quadrado', em magenta.

No layer 'Rectângulo', com o comando rectang [rec], indicar dois pontos do rectângulo, o ponto (0,0) e o ponto (5,20).




Criar duas xLines, uma vertical e uma horizontal, que passem respectivemente pelos pontos médios de cada um dos lados do rectângulo, comandos [xl] e [mid].






Com o comando offset [o], criar mais quatro xLines, duas verticais e duas horizontais, que distem 2 unidades das apresentadas no passo anterior.




No layer 'Quadrado', e com o comando [rec], desenhar um quadrado indicando dois pontos de intersecção entre duas das xLines criadas anteriormente.




Eliminar todas as xLines criadas, comando erase [e].




No Layout1 alterar as definições de impressão: comando [plot], alterar o nome da plotter para 'DWFx ePlot (XPS Compatible).pc3'; agora, em Properties, seleccionar 'Device and Document Settings' e alterar o 'Source and Size <Size: ISO full bleed A3 (420.00 x 297.00 MM)>'; depois, em 'Modify Standard Paper Sizes (Printable Area)' voltar a indicar 'ISO full bleed A3 (420.00 x 297.00 MM)', clicar em Modify para indicar que todas as margens devem ter 0 indicado ao seu valor; concluir e aplicar as alterações.




Criar duas janelas através dos comandos [mview] e [co], em que na primeira janela apenas deve ser visto o rectângulo e na segundo apenas deve ser visto o quadrado.




Modificar a escala de cada uma das janelas, comando zoom [z], o rectângulo deve ter uma escala de [1000/100xp] e o quadrado de [1000/20xp].





AutoCad: Tabuleiro de Xadrez

25 de Novembro de 2010

Criação de um tabuleiro de xadrez em AutoCad.
 

 
Criar 2 novos layers, 'CasasBrancas' e 'CasasPretas', amarelo e encarnado, respectivamente, comando layer [la]. Tornar activo o layer 'CasasPretas'.

Em primeiro lugar, e com recurso ao comando solid [so], desenhar um quadrado, introduzindo os seguintes pontos pela ordem apresentada: (0,0) (1,0) (0,1) (1,1).


Com o comando array [ar], indicar o número de linhas - 1, o número de colunas - 4 e no campo 'column offset' indicar 2; seleccionar o objecto desenhado anteriormente e aplicar.


Volta a utilizar-se o comando array [ar], mas desta vez serão indicadas 4 linhas, 1 coluna e no campo 'row offset' colocar o número 2; seleccionar os quatro quadrados anteriores.


Copiar todos os 16 objectos obtidos e introduzi-los, segundo um vector, uma unidade acima; comando copy [co].


Duplicar todos os 32 objectos, comando copy [co] - a imagem será igual à anterior, pois todos os objectos duplicados estão sobrepostos pelos primeiros.

Com o comando [chprop], copiar todos os objectos seleccionados no passo anterior, comando [p], e colar no layer 'CasasBrancas'.


Espelhar, ou por outra, tornar simétricos os objectos que se encontram no layer 'CasasBrancas', comando mirror [mi].




Alterar a escala de todos os 64 objectos através do comando scale [sc], diminuir de 1 para 0,025.





quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AutoCad: Parábola II

17 de Novembro de 2010 | 25 de Novembro de 2010


Criação de uma Parábola em AutoCad.
Criação de uma animação 3D a partir da Parábola.
 
 
A partir da Parábola criada no último exercício, passo a passo explicada no post anterior, copiar o gráfico para um ponto qualquer à direita, comando copy [co].


Seleccionar apenas metade da Parábola, ou seja a linha que irá gerar a superfície tridimensional, isto com o comando trim [tr].


Transfomar o eixo da superfície, a xLine horizontal, apenas numa linha, e para isso comandos rectângulo [rec] para seleccionar a área e trim [tr] para eliminar o que está fora da selecção.


Criar a superfície tridimensional com o comando [revsurf].


Alterar a malha da superfície criada para 17, isto com os comandos [surftab1] e [surftab2].


Com o comando [3dorbit] ver a superfície em 3 dimensões.










AutoCad: Parábola

17 de Novembro de 2010 | 25 de Novembro de 2010


Criação de uma Parábola em AutoCad.
Criação de uma animação 3D a partir da Parábola.
 

 
Através de um comando [xl] criar duas xLines, uma horizontal e uma vertical, que se intersectam no ponto (0,0).


Com o comando offset [o] definir uma nova xLine vertical, uma unidade à direita da anterior; e, determinar o ponto [po] foco da Parábola.


Encontrar o ponto (0.5,0), o vértice da Parábola, através do comando ponto [po].


Determinar mais 3 xLines verticais auxiliares, isto com os comandos mover [m] e copiar [co].


Determinar mais 6 pontos da Parábola através da intersecção das 3 xLines anteriores com o seu respectivo círculo auxiliar, comandos círculo [c] e ponto [po].




Determinar as tangentes da Parábola:
          1º Com o comando linha [l] encontrar o ângulo da Parábola;


          2º Com o comando círculo [c] marcar o ângulo e comando trim [tr] para seleccionar a porção do círculo a ser utilizada;



          3º Determinar a bissectriz do ângulo através de uma xLine [xl] que passe pelo ponto médio [mid] da porção anteriormente seleccionada;


          4º Através dos comandos circle [c] e trim [tr], transformar a xLine anterior numa Line;


          5º A segunda tangente será simétrica à primeira, de maneira que iremos utilizar o comando mirror [mi];


Desenhar a Parábola, com recurso ao comando spline [spl];





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AutoCad: Texturas aplicadas

17 de Novembro de 2010

Aplicação de texturas a diferentes áreas, especificamente seleccionadas.
 

 
Num novo documento de AutoCad, desenhar um quadrado através uma poliLine, comando [pl], que contenha os seguintes pontos: (0,0), (1,0), (1,1), (0,1), comando close [c] para fechar a figura.


Alterar as características da entidade através do comando pedit [pe], alterando a espessura da linha para .2 unidades; posteriormente desfazer esta configuração com o comando [u].


Novamente com o comando pedit [pe], editar a forma anterior para uma spline, comando [spl], de maneira a que o quadrado fique um círculo.


Editar a forma até que a mesma nos remeta para uma oval - comando [**stretch**].


Duplicar o objecto através do comando copy [co], por forma a que os mesmos se sobreponham.


Com o comando hatch [h] aplicar diferentes texturas a cada uma das áreas obtidas: na área de cima aplicar uma cor sólida - branco, na área do meio aplicar gravilha - e alterar a escala para 0.01 e na área de baixo aplicar areia - escala de 0.001.





sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Working Details: Proposta de Pormenor

Apresento aqui a informação acerca do pormenor que escolhi e que me proponho a trabalhar:


  • FONTE: "Archistect's Working Details", D.A.C.A. Boyne, Lance Wright, ed, London: The Architectural Press, 1969, volume 11, páginas 74 e 75
  • AUTOR: Frederick Gibberd, 'Screen: Entrance to restaurant, New Ulster Hospital, Belfast'



AutoCad: Figuras Geométricas IV

12 de Novembro de 2010

Inserção de texto em AutoCad: legendar figuras geométricas.
Especificar cotas nos diferentes objectos.
(a partir do exercício anterior)




P

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AutoCad: Figuras Geométricas III

10 de Novembro de 2010

Configuração de uma área de impressão em AutoCad.
(a partir do exercício anterior)




Para visualizar a área de impressão, é necessário sair do 'Model Space' e seleccionar o 'Layout 1'; podemos, posteriormente, mudar o nome do separador para 'Imp Poligonos'. Depois, com o comando [plot] configurar as opções de impressão: no nome da plotter alterar para 'DWFx ePlot (XPS Compatible).pc3'; agora, em Properties, seleccionar 'Device and Document Settings' e alterar o 'Source and Size <Size: ISO expand A3 (420.00 x 297.00 MM)>.


Criar dois novos layers, comando [la], layers 'Esquadria' e 'Janelas'. Tornar activo o layer 'Esquadria'.
Com o comando poliLine [pl], indicar os pontos (0,0); (420,0); (420,297); (0,297) e comando Close [c]; isto irá seleccionar a área de impressão.


sábado, 6 de novembro de 2010

AutoCad: Figuras Geométricas II

5 de Novembro de 2010

Movimentação e edição de diferentes objectos em AutoCad.
(a partir do exercício anterior)




Antes de mais, será útil bloquear o Layer Quadrado, para isso, basta aceder ao comando Layer [la] e clicar sobre o cadeado correspondente.
Começar por movimentar o círculo, comando Move [m] para o ponto (0.5,0.5).


Depois, para alterar a posição do triângulo, começar por desenhar auxiliarmente duas bissectrizes da figura, comando Line [l]; com o comandos Osnap [os], (Center - On) e Move [m], fazer coincidir o centro do triângulo (dado pela intersecção das duas bissectrizes) com o centro do círculo.


Para alterar a posição do pentágono, é necessário criar um círculo auxiliar, onde se possa inscrever o pentágono, comando Circle [c], indicar 3 pontos [3P]; depois acertar o ponto central com o centro do quadrado, comandos Move [m], e Center [cen].



Movimentar o Rectângulo_r2, novamente fazer coincidr os centros das figuras; para encontrar o centro do rectângulo, usar o comando Line [l] e traçar as diagonais; e para terminar comandos Move [m], e Center [cen].



E, para terminar, falta apenas alterar a posição do último rectângulo, (aurio), cujo método é exactamente igual ao utilizado no rectângulo_r2. E concluímos assim, com todas as figuras centradas pelo quadrado encarnado.



Para finalizar o exercício é necessário alterar a escala das figuras, e isso, através do comando Scale [sc], indicar o ponto central [cen] e a referência da escala de 10 unidades. (antes disto, e para que os comandos se apliquem a todas as figuras, vamos desbloquear o cadeado do quadrado)