3 de Novembro de 2010
Iniciação à utilização do AutoCad. Princípios Básicos.
Ponto. Linha. Polígono.
Construção de 6 figuras geométricas partindo de pontos e coordenadas específicas.
Num documento de AutoCad, criam-se novos layers - tantos quantas as figuras geométricas que se pretendem desenhar, sendo dada especial atenção aos nomes que cada um dos layers apresenta - nome das figuras, bem como, à cor a que pretendemos que cada figura tenha, ou seja que corresponda a cada um dos layers. Para isso, utilizar o comando layer [la].
Para desenhar a primeira figura, o quadrado, é preciso tornar activo o layer Quadrado. Depois, com o comando Line [l] indicamos quatro pontos do quadrado, (0,0); (1,0); (1,1); (0,1) e o comando close [c] para fechar a forma.
Para a segunda figura, o triângulo (equilátero), que tem em comum com o quadrado os pontos (0,0) e (1,0) , com o comando Line [l] indicar esses mesmos dois pontos, indicar a medida do lado do triângulo [@1] e a amplitude do ângulo [<120].
O círculo tem como centro o ponto (0,0) e tem 1 unidade de diâmetro, comando Circle [c].
Com o comando Polygon [pol], desenhar um polígono regular com cinco lados [5] - o pentágono, cuja medida da aresta [e] é dada pela distância entre os pontos (0,0) e (1,0).
Para desenhar o rectângulo_r2, começamos por desenhar um círculo auxiliar, comando Circle [c], com centro no ponto (0,0) e raio até ao ponto (1,0); depois com o comando Osnap ligado [os] (e com o modo Perpendicular seleccionado), utilizar o comando poliLine [pl] indicar o ponto (0,0); o ponto correspondente ao raio horizontal do círculo; depois, com uma perpendicular, um ponto que dista 1 unidade do anterior; e o ponto necessário para formar um rectângulo. Desenhámos, então, um rectângulo cuja medida da base é √2.
E por fim, para desenhar o rectângulo_aurio, recorremos ao auxílio de um círculo, comando Circle [c], cujo o centro é o ponto médio da base do quadrado [mid], e o raio é dado pela distância deste até um dos vértices superiores do quadrado; depois, através de uma poliLine [pl] seguir os mesmos passos do rectângulo anterior.
Nota: A construção de cada uma das figuras é feita na layer com o nome correspondente, sendo que ao longo do exercício é necessário prestar atenção às alterações que isto possa implicar.
É, também, importante referir que para que as figuras fiquem com o zoom máximo - de maneira a estar na sua totalidade na área de trabalho, é necessário ao longo do exercício ir usando o comando zoom [z] extentes [e].
Sem comentários:
Enviar um comentário